Light Steel Framing

Light Steel Framing

Esta abreviatura designa um método construtivo em que o aço constitui o principal material usado na estrutura do edifício.
Os elementos que a constituem, perfis com secções em U e C p.e., são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida, pelo processo contínuo de galvanização, imersão em zinco quente a fim de garantir a durabilidade das peças metálicas durante centenas de anos, e posterior moldagem a frio, a fim de adquirirem a forma pretendida.

E como já referido, estas construções têm significativas poupanças de energia, o que faz do LSF não a solução definitiva para a resolução dos problemas ambientais, mas importante para redução do impacto negativo provocado no decorrer dos processos construtivos.

A empresa Sol Eterno detém Know-How para levar a cabo este tipo de soluções, desde um conjunto de Engenheiros especializados na área, conceção e posterior execução do projeto, até uma equipa de montagem, bastante profissional e eficaz. Conseguimos complementar este tipo de construção em LSF com toda a panóplia de energias renováveis, de maneira a criar edifícios habitacionais e industriais, completamente auto-sustentáveis.

 

O sistema LSF é bastante versátil e pode ser adequado a diversas finalidades:
  • Hóteis
  • Residenciais e Apartamentos
  • Espaços Comerciais
  • Espaços Industriais
  • Reabilitação Sustentável
  • Construção Modular
  • Estruturas fotovoltaicas

Existem vantagens significativas ao optar pelas estruturas em aço. O facto de se usarem materiais leves, em detrimento do betão pesado, pode fazer com que inúmeras pessoas duvidem da resistência deste tipo de solução, erradamente!

Segurança Estrutural
A resistência destes edifícios é assegurada pelo metal, devido ao seu esqueleto em aço leve são na verdade mais seguros que edifícios construídos pelo método convencional.
A durabilidade desta estrutura é enorme, na ordem das centenas de anos, e a manutenção é muito reduzida ou até mesmo desnecessária.
Esta estrutura é flexível, antissísmica, anti-incêncios, com reduzida possibilidade de fissuras nas paredes, tão comuns nas paredes de alvenaria, que está relacionada com a grande redução de peso no seu todo e a uniformidade na distribuição das cargas, que atenua os pontos de concentração de forças e tensões.

Conforto (Isolamentos Termo-Acústicos)
Uma das qualidades mais apreciadas num edifício e porventura a menos conseguida é o isolamento térmico. Estes edifícios apresentam uma qualidade de isolamentos excecional, existindo uma poupança enorme em energia, quer em termos de aquecimento, quer em termos de refrigeração. Depende do tipo de revestimentos usados, interiores e exteriores.
A nível sonoro com a utilização de materiais como a lã de rocha, consegue-se níveis reduzidos de propagação do ruído entre as diferentes divisões.

Preço
O preço constitui um dos fatores mais importantes na tomada da decisão de optar ou não por este tipo de solução. Devido à redução de mão-de-obra associada, à poupança substancial de recursos, à leveza da estrutura, aos processos usados na execução da parte estrutural, conseguem-se reduções de custo, em alguns casos bastante significativas.
Usualmente, o que encarece o sistema são os níveis de acabamento pretendidos pelo cliente final, que, neste tipo de construção, são equivalentes aos da construção convencional.

Tempo de construção
Nesta categoria reside provavelmente a maior vantagem de todas. O tempo de fabricação da estrutura é mínimo, bem como o tempo de construção, após a aprovação de projeto e licença para construir. É fácil imaginar as vantagens deste ganho de tempo, sem perda de qualidade.
Numa construção convencional, uma grande fatia do custo deve-se à mão de obra. Neste tipo de solução essa fatia é bastante reduzida e investe-se na qualidade dos materiais básicos.

Desenvolvimento sustentável
Numa obra convencional que quantidade de água se perde durante a construção? Que quantidade de madeira se desperdiça no processo da cofragem? Que quantidade de combustível se gasta em veículos de transporte e plataformas elevatórias? Que quantidade de materiais são desperdiçados e lançados como entulho para o solo?
Estas construções são chamadas construções verdes, pois os materiais utlizados são 100% recicláveis e a utilização de químicos na sua montagem é muito escassa, permitindo reduzir as emissões de CO2 emitidas para a atmosfera.

 

Temos a solução que necessita. Peça um orçamento grátis…